Bem Vindos

Sejam bem vindos ao nosso blogue. Esperemos que apreciem este blogue, tendo nós em vista através de um grupo de amigos escrever aqui coisas que estão inteiramente ligadas à nossa realidade e amizade.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

A poesia


A poesia é uma arte, isto é, uma actividade humana ligada a manifestações de ordem estética, é feita por homens a partir de emoções e de ideias, com o objetivo de estimular a consciência de um ou mais espectadores.
Esta arte nasceu na antiguidade histórica do homem e tem como raizes a própia fala , esta já era o meio de comunicação entre elementos das comunidades humanas mais primitivas. De facto pensa-se que os primeiros seres denominados como humanos já contavam os seus feitos, como as caçadas das quais muitas vezes eram eles as presas, a outros de forma artistica; relacionavam as suas narrativas com elementos que as tornavam mais aliciantes, como o ritmo, de forma a se sobressairem no grupo em que estavam inseridos. Repare-se como nota que ainda hoje o ritmo surge como ferramenta base na construção de uma poema....
Percebe-se agora que a poesia é tão antiga como o homem e tão complexa como este. Não se pode limitar o acto poético a uma simples acção de origem criativa, para mim a poesia para além de nascer da nossa criatividade surge como uma das mais belas formas de expressão humana, embora essa beleza não seja tão linear como a beleza de uma quadro porque surge escondida entre as palavras não sendo visivel a olho nu.
A poesia poder ser uma ferramenta eficaz para seduzir uma senhora como para criticar um cretino , é algo que tendo múltiplas funções se caracteriza por um denominador comum: a arte com que é feita. Um bom poeta é então em última análise uma artista, de facto a arte é a poesia o poema a obra e o poeta o artíficie dessa mesma.
Debruçando a minha relfexão sobre as reflexões de outros poetas perecbi antes de mais que a poesia pode desencandear vários pensamentos . Para Fernando Pessoa , a poesia na sua maioria é a arte do fingimento, o poeta escrevre sobre sentimentos que não sente porque “ninguém sabe o que verdadeiramente sente”, “chega a fingir que o que sente é dor”. Achei interessamente igualmente um pensamento de Eliot que afirma que a poesia nasce das emoções experimentadas pelos homens nas relações não só consigo própios como com outros e com todo o mundo à sua volta. Isto é, um poema reflecte aquilo que nasce do relacionamento do artista com o mundo e consigo mesmo cujo nome se denomina como emoção.
Para concluir tenta-se definir com exactidão o que é a poesia, para mim esta é como o Natal, nasce quando um homem quer ...ainda que a sua essência seja condicionada pelo o homem em questão...

Sem comentários: