Bem Vindos

Sejam bem vindos ao nosso blogue. Esperemos que apreciem este blogue, tendo nós em vista através de um grupo de amigos escrever aqui coisas que estão inteiramente ligadas à nossa realidade e amizade.

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

A Liberdade



O que é a liberdade? Esta é uma pergunta só de si problemática. Esta demanda degenera na sociedade múltiplas respostas e ainda mais perguntas: a liberdade pode ser interpretada de modos diferentes consoante religiões e culturas, pode ser usada por cada um de forma correcta ou de forma destrutiva, pode causar dor e alegria. A liberdade é um instrumento da humanidade complexo.
A liberdade é um direito que eu considero como fulcral, deve ser inerente à condição humana e tem que ser manuseado com responsabilidade. Infelizmente este conceito chave nesta sociedade dita como perfeita não faz parte do vocabulário de muito boa gente e quando faz é usado muitas incorrectamente, isto é com erros semânticos... Temos como exemplo , “in extremis “, de pessoas que nunca souberam o que era a Liberdade ou como usá-la Hitler ou Estaline. Mas perceba-se que também eu enquanto humano certamente a usei mal em diversas circustâncias da minha vida tal como muitas pessoas, porém esforço-me para corrigir esses erros tendo em vista o verdadeiro caminho para a minha felicidade.
Diria que a escravatura simboliza quase que perfeitamente o que significa a ausência de liberdade e as suas consequências. Atenção que não me refiro a escravatura somente num plano mais literal , onde homens eram presos e submissos como animais a outros homens, mas sim de homens que sabendo que são homens se tratam como animais. Hoje em dia somos escravos de um senhor chamado materialismo cujo o apelido se denomina como exacerbado, um senhor que tira muito da nossa humanidade. Repare-se então que a liberdade significa somente a afirmação do Homem enquanto Homem, ou seja, enquanto ser livre capaz de fazer coisas boas mas também coisas que nos parecem tão más que atingem o linear do incrédulo.
Do meu ponto de vista a Liberdade e Deus são a mesma coisa. Deus amando infinitamente o Homem concedeu-lhe a hipótese de mudar o seu próprio destino, cada um de nós é livre de escolher o bem ou o mal. A Liberdade nasce do amor de Deus por nós, se esta não houvesse éramos escravos de um destino inalterável.
Eu teria liberdade para continuar a escrever sobre esta tema que liberta em nós milhões de pensamentos e de ideias, mas esse meu acto livre e autónomo teria consequências que condicionavam a minha nota: ao escrever mais seria penalizado pela sociedade e neste caso pela professora. De facto é importante saber utilizar a liberdade com inteligência para que esta constitua um beneficio para a nossa pessoa.

Sem comentários: